domingo, 14 de agosto de 2011

IBA AXÉ

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terça-feira, 2 de agosto de 2011

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( Iba Obaluaiye )

                                                 
                                                                         ( Xaxará)


. Nas comunidades terreiros de matriz jeje-nagô, Omolu/Obaluaiyê é considerado o ancestral por excelência. Omolu/Obaluaiyê teria nascido doente e tornou-se um grande médico. Omolu/Obaluaiyê é o dono da terra. Segundos os seus mitos, este principio ancestral preside a germinação, assim todos os grãos lhes pertence. Omolu/Obaluaiyê também é o sol. Verdade é que ele tem o poder de transforma-se em qualquer coisa.

Ade xango

Xangô é rei. É rei no Batuque do Rio Grande do Sul, é rei no Xambá de Pernambuco, estado onde o seu nome é evocado para designar as religiões de matriz africana, é rei nos candomblés nagôs do Recôncavo baiano, é rei no Tambor de Mina, no Maranhão, e é rei nos candomblés jeje nagô, na cidade de Salvador. Não vamos entrar no mérito de suas histórias, falar sobre os vários mitos sobre a sua origem, mas sobre o significado da figura do rei para a consolidação de identidades negro-africanas fragmentadas através da escravidão. Em algumas cantigas, Xangô é reverenciado como rei do mercado.

( Iya Xango)